Skip to content Skip to footer

Pensão alimentícia não é só alimento!

Muita gente acha que pensão “alimentícia” e a ação de “alimentos” engloba somente alimentos para a criança, e isso é um mito.

Apesar do nome, a pensão serve para custear, além da alimentação, moradia, educação, saúde, lazer e também itens necessários como roupas, calçados, remédios, livros, dentre outros. Entre todos os gastos habituais de uma criança, tem que se pensar também num valor médio de energia elétrica, água, gás, telefone, aluguel, plano de saúde, passeios com a criança, uniformes, materiais escolares, medicamentos fora de eventuais planos…

As necessidades de um filho variam muito conforme a idade, mas uma coisa é certa: em nenhuma fase, a necessidade é somente de comida.

Tudo isso, porque alguns pais se esquecem que a criança toma banho, se diverte, estuda, fica doente e que a comida deve ser guardada e feita. 70% desses gastos já são da mãe ou do genitor que está com a criança.

Quando é um bebê, por exemplo, e somente mama no peito, muitas vezes não tem despesa de alimentação, mas o bebê mora em algum lugar, veste alguma roupa, pode precisar de algum remédio. Os pais separados muitas vezes subestimam os valores da pensão porque não computam despesas que são indispensáveis para a sobrevivência da criança.

Como exemplo, enumero algumas despesas:

MoradiaAluguel, conta de luz, condomínio, babá, internet, TV a cabo…
EscolaMatrícula, mensalidade, uniforme, livros, merenda, transporte escolar…
LazerCinema, presente de aniversário de algum coleguinha, um lanche no shopping, passeios, livros, jogos…
VestuárioRoupas, sapatos e acessórios
SaúdePlanos de saúde, remédios, óculos, dentista, aparelho dentário, manutenções, eventuais exames e consultas sem cobertura do plano…
OutrosAulas de inglês, atividades esportivas, aulas extracurriculares, uma festinha de aniversário, uma excursão da escola, viagem nas férias…

Portanto, você que é pai e fala com a mãe que paga pensão “sozinho” e que ela não tem nenhuma contrapartida na criação, saiba que isso é ingenuidade: A pensão alimentícia nunca tem por objetivo cobrir apenas as despesas alimentares. As necessidades de uma criança (ou adolescente) vão muito além disso.

Leave a comment