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Atraso de pagamento: Como fazer a cobrança de um contrato?

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Quando contratamos um produto ou serviço de valor alto, é comum que o pagamento seja parcelado entre as partes. Mas o que fazer quando existe um atraso no pagamento? Como fazer a cobrança de um contrato?

Como já sabemos qual a importância de um contrato de prestação de serviço, sabemos que esse é um dos casos em que ele é altamente recomendado.

Nesse contrato, ficam definidas as obrigações e responsabilidades de cada um, bem como deixa claro quais serão as condições de pagamento e consequências para qualquer imprevisto que acontecer durante o contrato.

Contrato de prestação de serviço

Na hora de fechar um negócio, para que as partes tenham mais segurança do que o foi negociado será cumprido, se faz necessário o contrato.

O contrato de prestação de serviço é uma ferramenta fundamental caso seja necessário iniciar um processo de cobrança de contrato por falta de pagamento.

Ou seja, se o cliente não pagar o que é devido, é o contrato e seus termos do contrato que serão utilizados para reivindicar os seus direitos. Da mesma forma, é o contrato que vai ajudar o cliente a reclamar se o que ele contratou não foi entregue ou não da forma acordada. O contrato serve pra resguardar os dois, não só um.

Além disso, o contrato de prestação de serviço pode ter uma cláusula estipulando uma multa em caso de descumprimento do que foi acordado.

Assim, se um dos dois não cumprir com os termos do contrato, além de ter o contrato rescindido, também deverá pagar uma multa. O valor dessa multa não pode ser abusivo, por isso é sempre bom contar com a consultoria de um advogado especialista em contratos para a elaboração desse contrato de forma correta e dentro da lei.

Ação de cobrança de contrato

A cobrança de um contrato é um processo importante para garantir que as obrigações estabelecidas sejam cumpridas. Ela pode ser feita de diversas maneiras, desde conversas amigáveis até ações judiciais, dependendo da situação.

Antes de iniciar qualquer tipo de cobrança, é importante verificar se o contrato foi cumprido corretamente. Se houver algum problema ou dúvida, é recomendável buscar orientação jurídica para entender as opções disponíveis.

Uma boa prática é tentar resolver o problema de forma amigável, entrando em contato com o devedor e discutindo as possíveis soluções. Se essa tentativa não for bem-sucedida, é possível enviar uma carta de cobrança formal, especificando as obrigações não cumpridas e estabelecendo um prazo para o cumprimento.

Se a carta de cobrança não for eficaz, é possível recorrer a meios mais severos, como ações judiciais ou protesto de títulos. Nesses casos, é importante ter uma boa documentação e provas do não cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato.

É importante ressaltar que essas medidas devem ser tomadas com cuidado e avaliando as possíveis consequências. Além disso, é sempre recomendável buscar orientação jurídica para entender as opções disponíveis e escolher a melhor estratégia para a situação específica.

Ação de cobrança sem contrato é possível?

Se você é prestador de serviço, não tem um contrato e ainda assim estiver com problemas para cobrar o que foi acordado, pode utilizar comprovantes de negociação como conversas de WhatsApp, e-mails ou qualquer outra forma de confirmar que aconteceu.

Esses contratos realizados só na conversa ou, muitas vezes, pelo WhatsApp, possuem validade jurídica e podem ser cobrados. Mas o caminho é mais longo, mais demorado (e mais caro).

Isso porque antes de se cobrar o valor é necessário começar provando sua existência na Justiça.

A existência do acordo pode ser provada com provas documentais simples, como por exemplo: testemunhas, objetos, e-mails, registros de conversas, transações bancárias de pagamentos, transferências, dentre outros meios periciais.

Se você não tem contrato, não existe caminho curto ou simples, já que antes de cobrar você precisa que existe um acordo realizado entre você e o devedor.

Por isso a importância de um contrato: ele “pula” a etapa da comprovação e você já vai direto para a cobrança.

Notificando o atraso do pagamento

Ocorrendo um atraso de mais de 15 dias no pagamento acordado, é recomendado que se faça uma notificação extrajudicial ao contratante, informando o atraso no pagamento e solicitando que regularize a situação em um prazo hábil, como por exemplo 3 dias úteis.

Se o devedor não quitar o valor nesse prazo, envia-se nova notificação e, após essas duas notificações, entraria com o procedimento de ação de cobrança de um contrato na Justiça.

Essas notificações não são obrigatórias, mas são recomendadas porque com elas o prestador de serviço confirma na Justiça que sempre agiu de boa-fé e que buscou uma solução amigável antes de procurar o judiciário.

Lembrando que, ao iniciar uma ação de cobrança de um contrato, os valores cobrados não se serão só os valores devidos pelo devedor. Deverá ser acrescido os juros, multas e caso previsto em contrato, a correção monetária e também os honorários advocatícios.

Contrato é coisa séria. Por isso, para evitar dor de cabeça e gastos desnecessários, procure um advogado especializado para fazer um contrato de prestação de serviços simples e acessível para seu negócio.


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