Skip to content Skip to footer

Testamento vital: o que é e como fazer?

testamento-vital-o-que-e-e-como-fazer

Como fazer um testamento vital? Um documento que vem sendo cada vez mais procurado, o testamento vital (ou as diretivas antecipadas de vontade) servem para que as pessoas possam documentar seus desejos em relação aos cuidados no fim da vida e quais tratamentos estamos dispostos (ou não) a enfrentar.

O que é testamento vital?

O que, pra você, é pior do que a morte? Pra muitas pessoas há coisas piores do que a morte, como incontinência urinária ou fecal, respirar com auxílio de aparelhos, estar confuso todo o tempo, não conseguir levantar da cama…

Se conseguimos pensar e entender que existem situações de vida piores do que a morte, podemos entender a importância de um testamento vital.

A morte é inevitável: é um destino comum pra todos nós. Mas, além de falar sobre a morte, precisamos também falar sobre como desejamos morrer.

Você pode colocar instruções e vontades sobre como quer ser cuidado, se um dia não puder comunicar suas decisões, em um documento conhecido como testamento vital.

O testamento vital não tem nada a ver com o testamento que conhecemos, onde colocamos o destino de herança e dos nossos bens materiais: Ele vai falar sobre os próprios limites de dignidade, desejos e vontades no fim de vida no caso dessa pessoa não poder mais expressar as próprias decisões (por exemplo, nos casos de estado de coma, impossibilidade de fala, sedação em UTI, etc).

No testamento vital, são colocados quais cuidados, tratamentos e procedimentos de saúde aquela pessoa aceita receber, de forma a deixar claro os limites dela. E ele pode ser feito mesmo que você não esteja doente.

Como fazer um testamento vital?

Aqui no Brasil, ainda não existe um padrão determinado pela lei, o que significa que o documento pode ser registrado em cartório, mas isso não é uma obrigação.

No nosso escritório, sempre que possível, recomendamos a sua oficialização por escritura pública pra aumentar a segurança a respeito do cumprimento. Além disso, quanto feito em cartório, fica arquivado, possibilitando a obtenção de uma segunda via (certidão) do ato a qualquer tempo.

O testamento vital pode ser feito por qualquer pessoa desde que ela esteja lúcida e consiga expressar a sua vontade quanto ao destino de seu próprio corpo. O mesmo vale para os casos de alteração ou revogação da escritura.

É possível, inclusive, inserir o testamento vital no prontuário médico para que seja consultado quando houver a necessidade.

O passo mais importante do testamento vital é que a pessoa que redigir o testamento vital deve escolher um guardião em quem confie que irá brigar pelas suas vontades, caso seja necessário. É algo que só pode ser feito caso a gente aceite falar sobre a morte sempre, mesmo vivendo em plena saúde.

Não existe data ou idade certa para elaborar o próprio testamento vital e nem é necessário estar doente. E, claro, é um documento que não só pode, como deve, ser atualizado ao longo dos anos, caso as suas prioridades, perspectivas e desejos mudem.

O testamento vital é um procedimento simples que pode evitar vários sofrimentos desnecessários no final de nossas vidas. É algo que está ao alcance das mãos de todos nós e diz respeito aos nossos limites e sentimentos mais íntimos relacionados ao significado da nossa existência. 

Ser protagonista da própria vida é fazer as escolhas que fazem mais sentido com a sua história e seu propósito.

Pensando nisso, trago uma pergunta: Quem será a pessoa certa pra falar por você se um dia você não puder se comunicar?

Já pensou sobre isso?

Entre em contato com nosso escritório

Se ainda ficou alguma dúvida e você precisa da ajuda de um advogado, entre em contato conosco. Durante a consulta jurídica você poderá discutir suas preocupações específicas. Agende agora sua consulta presencial ou online.

Estamos localizados em Muriaé, Minas Gerais, mas atendemos online clientes de todo o Brasil e até do exterior. Se necessário, contamos com parceiros espalhados por todo o país.

Você também pode acompanhar mais conteúdos de Direito de Família no meu Instagram, @renataalmada.

Contatos

E-mail: [email protected]

Telefone/WhatsApp: (32) 9 9995-2049